Elizabeth "Betsy" Wetzig: A Dança Entre Corpo, Mente e Descobertas
Desde pequena, Elizabeth "Betsy" Wetzig viu a dança como muito mais do que simples movimento: era uma janela para compreender o mundo, a si mesma e a humanidade. Com apenas dois anos, Betsy já implorava por aulas de dança, e aos três, começou a coreografar para as crianças da vizinhança. Aos seis, iniciou um treinamento em balé moderno, improvisação e coreografia com Estelle Dennis, uma dançarina renomada. Aos 11, tornou-se a integrante mais jovem da Estelle Dennis Dance Company, criando seu primeiro solo aos 16 anos.
Betsy formou-se em dança em 1966 e partiu para Nova York no dia seguinte, mergulhando em estudos e performances profissionais, incluindo aulas com a lendária Martha Graham. Entre coreografias e improvisações, ela fundou a Wetzig Dance Company e começou a explorar como estilos de movimento revelavam processos criativos e padrões de energia.
Um momento transformador aconteceu em 1971, durante o American Dance Festival. Lá, Betsy aprendeu sobre padrões neuromusculares, descobertos décadas antes, e percebeu que esses padrões explicavam como diferentes pessoas usavam energia e estilo no movimento. Ao testar dançarinos de diferentes origens, ela identificou quatro estados corpo-mente distintos: Thrust, Shape, Swing e Hang. Esses padrões, segundo Betsy, eram como "chaves" para o potencial humano, ajudando a entender estilos de comunicação, aprendizado e criatividade.
De volta a Nova York, Betsy expandiu suas descobertas trabalhando com artistas, músicos e até atletas. Perguntas inusitadas como “Como você pensa?” e “Seu processo criativo se move na cabeça?” levaram Betsy a entender que esses padrões não se limitavam à dança, mas eram universais. Em 1975, seus estudos conectaram-se a teorias de estilos de aprendizagem e processos cerebrais, aproximando-a do trabalho de Jung e da pesquisa sobre os hemisférios do cérebro. Assim, Betsy começou a aplicar seus métodos em educação, esportes e desenvolvimento pessoal.
Na década de 1990, ela co-criou o programa Full Potential Learning, que ajudava professores a identificar como crianças aprendiam e a adaptar suas aulas para aproveitar o potencial criativo de cada uma. Foi nessa época que Betsy deu nomes simples e intuitivos aos padrões: Thrust (ação), Shape (organização), Swing (conexão) e Hang (criatividade).
Hoje, Betsy é reconhecida como pioneira no estudo integrado de movimento, mente e aprendizado. Seu trabalho transcendeu as barreiras da dança, sendo aplicado em áreas como liderança, terapia, educação e negócios. Ela co-escreveu o livro Move to Greatness, que usa os padrões para transformar líderes, e continua inspirando pessoas a descobrir seus potenciais ocultos, unindo corpo e mente em perfeita harmonia.

Seu guia (original) para os padrões de personalidade (em inglês)
Como gestora sênior da NASA, a Dra. Ginny Whitelaw teve acesso a treinamentos de liderança de alto nível. Porém, como a maioria dos treinamentos, eles se concentravam no desenvolvimento da liderança "do pescoço para cima", sem profundidade suficiente para formar líderes completos e equilibrados, tão necessários nas organizações complexas de hoje. Ela sabia que deveria haver uma abordagem mais profunda e integrada para desenvolver líderes eficazes. E há!
Move to Greatness revela que, para liderar e viver de forma plena, os padrões básicos de energia precisam estar em equilíbrio. Quando desequilibrados, esses quatro padrões criam as ineficiências nos estilos de liderança ("excelente em alcançar metas, mas insuportável com a equipe") e no desempenho pessoal ("bem-sucedido no trabalho, mas sem vida pessoal").
O sucesso e o fracasso têm origem no uso (ou mau uso) de quatro padrões fundamentais no sistema nervoso, que foram estudados ao longo de décadas:
-
O Thrust enfrenta qualquer barreira com rapidez, determinação e intensidade, priorizando ações e resultados diretos.
-
O Shape age com disciplina e ordem, estabelecendo processos, esclarecendo papéis e atribuindo responsabilidades.
-
O Swing mergulha no envolvimento alegre com a vida e com as pessoas, orientando-se para clientes, funcionários, lealdade e diversão.
-
O Hang flui no caos, explora novas possibilidades e cria o futuro com pensamento inovador e fora da caixa.
-
Usando esses padrões como um mapa, você entenderá as pessoas de forma mais fácil e profunda, aprendendo a liderá-las de maneira mais eficaz. Além disso, você descobrirá como atingir seu maior potencial. Identifique suas preferências naturais e aprenda a literalmente mover-se — e mover os outros — rumo à grandeza.
Compre o livro diretamente do site da Amazon, preços a partir de R$ 524, 00